Historial
Nasceu no interior de Moçambique, mas, viveu a sua infância, adolescência e juventude na cidade da Beira, é dos mais novos, dos sete irmãos. Nos dias de hoje é uma das mais carismáticas figuras em Moçambique, dos mais populares e o mais premiado comunicador em Moçambique, um verdadeiro mobilizador de massas. Desde muito cedo viveu os horrores da guerra civil ao lado do seu pai, que estava a trabalhar no interior do país, acabando por ficar privado neste meio por vários anos devido a intensificação do conflito armado. Anos depois conseguiu rumar à cidade da Beira ao encontro da sua mãe e irmãos, depois de seu pai ter negociado a viagem á partir de uma base militar, em um avião ANTANOV, enquanto o pai permanecia em campo de refugiados até ao fim da Guerra Civil.
Todo este processo tornou Gabriel Júnior, na altura, numa criança forte e especial. Filho de mãe muçulmana e pai cristão, aprendeu a viver a tolerância religiosa dentro de casa e aprendeu sobre os pilares das duas religiões, seguiu o cristianismo e serviu em missões de evangelização.
Gabriel Júnior levou sempre a comunicação na alma passando a ser locutor, apresentador de TV e alcançar as grandes conquistas. A sua paixão pela comunicação levou-o á Rádio onde iniciou a sua carreira no programa infantil da Rádio Moçambique.
Sempre foi uma criança que se destacou desde cedo, um desportista nato, praticou basquetebol, futebol, atletismo, e foi sempre um entusiasta do boxe. Chegou a ser treinador de basquetebol e até criou juntamente com o seu amigo um clube para passar valores morais e disciplina através do desporto. No Desporto tornou-se num dos mais proeminentes dirigentes desportivos ao resgatar a modalidade de boxe e levá-la para pódio do mundo, conquistando medalhas Mundiais em várias categorias.
No ramo do Associativo Empresarial, Gabriel Júnior é Presidente da Associação para a defesa de Investimento Estrangeiro em Moçambique. É tambem Vice-presidente do Pelouro de Informação e Comunicação da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).
Nos dias de hoje é uma das mais carismáticas figuras em Moçambique, dos mais populares e o mais premiado comunicador em Moçambique, um verdadeiro mobilizador de massas. Foi o primeiro comunicador africano a ser citado em um prestigiado livro lançado no Brasil sobre os grandes comunicadores do Mundo da comunicação . A sua veia de liderança não fica só na comunicação, Gabriel é um caso de sucesso, quando se fala em ser multifacetado.
Foi membro do Parlmento Moçambicano durante dez. Empresário e fundador de um dos mais prestigiados grupos de midia em Moçambique, “o Grupo Sucesso”, do qual faz parte a TV Sucesso, um dos canais generalista de maior audiência em Moçambique. Gabriel Júnior está entre os jovens empresários mais bem-sucedidos da indústria de comunicação em Moçambique. Lidera também firmas de consultoria e negócios em várias áreas.
Para além de outros interesses em outras áreas de negócios, como consultor internacional colaborou com a organização ALMA com sede nos Estados Unidos da América, fundada pelos Chefes de Estados Africanos, com a finalidade de apoiar os países africanos na luta contra a malária e outras doenças negligenciadas. Hoje, lidera a sua própria organização enquanto presta consultorias á varias organizações.
Gabriel da Barca Júnior é das poucas figuras que para além de ter mais de duas dezenas entre prémios, distinções e reconhecimentos, também é homenageado por vários artistas com faixas musicais pelos seus feitos em prol do seu povo.
Percurso na área de comunicação
Gabriel Júnior tem um impressionante percurso de sucesso ao ser o mais premiado comunicador, o maior mobilizador popular. O seu programa televisivo “Moçambique em Concerto” detém o recorde de líder de audiência há mais tempo no país.
Trajetória
- Iniciou no programa infantil da Rádio Moçambique
- Apresentou os programas "A Voz do Povo" e "Em Busca do Amor" na TV Miramar Apresentou o programa Moçambique da Sorte na TVM
- Criou e apresentou o mais popular e premiado programa de televisão, Moçambique em Concerto, líder absoluto de audiência em Moçambique (TVM e TV Sucesso)
- Em 2007 montou o seu grupo de comunicação e lança oficialmente em 2014, o grupo Sucesso, com canal de televisão, rádio, jornal, revista, agência publicitária, escola superior de comunicação, e hoje a TV Sucesso está entre os canais mais vistos em Moçambique liderando vários horários e o seu grupo de comunicação entre as bem-sucedidas.
Prêmios na Comunicação
Ano |
Prêmio |
2008 |
Prémio revelação |
2008 |
Diploma Made in Mozambique |
2009 |
Melhor Apresentador |
2009 |
Melhor Programa |
2010 |
Melhor Apresentador |
2010 |
Melhor Programa |
2011 |
Troféu Personalidade |
2011 |
Melhor Comunicador- Mozambique Music Award (MMA) |
2011 |
Melhor Programa- Mozambique Music Award (MMA) |
2012 |
Melhor Programa- Mozambique Music Award (MMA) |
2013 |
Melhor Programa- Mozambique Music Award (MMA) |
2018 |
Melhor Programa TV |
2020 |
Diploma de honra pela promoção da cultura nacional |
2021 |
Mérito digital |
2022 |
Certificado de Reconhecimento (Conselho Municipal da Cidade de Maputo) |
2023 |
Prémio máximo de televisão – Gala media Club |
2024 |
Personalidade Africana na área de gestão na comunicação, na categoria "Best Director" - Zikomo Awards. |
Outros Prêmios
- Distinção do Governo da Zambézia
- Distinção Governo de Sofala
- Distinção do Município de Nampula
- TV Sucesso - Televisão Revelação
- Diploma de honra na Luta Pela Protecção da Rapariga na TV sucesso
Vida Política
Gabriel foi também representante do povo, deputado da Assembleia da República pela bancada parlamentar da Frelimo tendo cumprido dois mandato pertencendo a Comissão de Ética e Mandato Parlamentar. No parlamento também fez parte do grupo de amizade parlamentar entre Moçambique e Suécia.
Já colaborou como Consultor de eventos especiais das primeiras Damas da República de Moçambique. Organizou ainda grandes mobilizações que contaram com a participação de grandes figuras políticas.
Liderança no desporto
Gabriel Júnior é um desportista desde pequeno. Em 2017 assumiu a presidência da Federação Moçambicana de Boxe numa altura em que a modalidade estava mergulhada no esquecimento, juntamente com a sua equipa trabalhou na re-organização interna da modalidade, distribuiu ringues, legalizou associações, fomentou a realização de campeonatos regulares internos, o que levou Moçambique a conquistar o seu primeiro título histórico na África Austral. Posteriormente tornando-se BI-campeão, com ele, Moçambique foi campeão da África, participou pela primeira vez no campeonato do mundo tendo sido a primeira selecção da África Subsariana a conquistar duas medalhas em um campeonato do mundo, conquistou medalhas nos jogos da Commonwealth.
Com a liderança de Gabriel Júnior o boxe voltou à ribalta atingindo o top das melhores selecções africanas. Em Moçambique a Federação de Boxe recebeu várias vezes a distinção da melhor federação, na gala do Desporto que contou com a participação do Presidente da República. O seu seleccionador e os seus atletas já figuraram entre os premiados e condecorados com a medalha desportiva pelo Estado Moçambicano. Ainda na era do Gabriel Júnior, Moçambique passou a ter assento e voto no Congresso da AIBA. Foi o primeiro moçambicano convidado a pertencer a área do marketing da AIBA, a entidade que superintende o Boxe Mundial.
O Boxe Moçambicano atingiu o seu grau máximo na era da liderança do Gabriel Júnior ao ser qualificado pela primeira vez na história com maior número de atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. É também membro eleito do Conselho Nacional de Desporto e Presidente da Comissão de Comunicação e Marketing do Comité Olímpico
Este percurso de liderança de sucesso levou Gabriel Júnior a ser nomeado Presidente da Confederação Africana de Boxe para a Zona Austral (zona IV) onde integram 14 Paises nomeadamente : Moçambique , África do Sul, Botswana , Lesotho , Eswatine, Zimbabwe, Malawi, Seycheles, Maurícias, Comores e Madagáscar, Namíbia, Angola e Zâmbia.
Conquistas como director Desportivo
- Campeão da África Austral (2018).
- Vice-campeão da África Austral (2019).
- Primeira participação no Campeonato Mundial.
- Bi-Campeão da África Austral (2022).
- Pódio na Taça Mandela na África do Sul.
- Duas Medalhas de prata no Campeonato Africano.
- Moçambique no TOP 10 do Ranking Africano.
- Integração de Moçambique no Congresso da AIBA.
- Participação nos quadros da AIBA.
- Vários Prémios de Melhor Federação do ano na Gala do Desporto em Moçambique Prémio de Melhor Atleta Feminino do Ano em Moçambique na Gala do desporto.
- Maior qualificação para os Jogos Olímpicos de Tokyo.
- 2022 Medalhas nos jogos da Comonowealth.
- 2022 Medalha de prata e bronze no Campeonato do Mundo na Turquia.
- 2022 Campeão Africano de selecções.
- 2022 Eleito Presidente da Confederação Africana de Boxe para a Zona IV.
Vida Empresarial
Gabriel Júnior está entre os jovens empresários mais bem-sucedidos da indústria de comunicação em Moçambique. Criou o Grupo Sucesso onde integram os canais TV Sucesso, Canal Sport, Rádio, agência de publicidade, jornal, revista, escola de comunicação. O sucesso do empreendimento colocou a TV Sucesso entre os melhores canais de TV, em Moçambique.
Em 2021 criou o grupo Macro Mozambique, onde desempenha a função de director executivo. É também fundador e director executivo do Grupo Africa Communications, posição que ocupa desde a criação do grupo (2007).
Lidera também firmas da área de consultoria e investimentos. É também detentor de várias marcas no ramo de manufaturação.
Consultor
Gabriel Júnior Foi consultor sénior e representante da ALMA (AFRICAN LEADERS AGAINST MALARIA) em Moçambique, uma organização internacional fundada pelos Chefes de Estados africanos, que trabalha em parceria com o estado Moçambicano na área da Saúde. Assumiu a direcção da organização do fundo da Malária, em Moçambique.
Actualmente lidera a sua própria organização enquanto faz consultoria á várias organizações.
Embaixador de Marcas
Gabriel Júnior é foi a única celebridade a ser contratada para ser embaixador de marca das três maiores operadoras de telefonia móvel em Moçambique, Vodacom, TMCel, Movitel mas também já foi um rapaz de propaganda de um dos maiores bancos de Moçambique, o Millennium BIM. Foi embaixador da maior indústria alimentar, a Companhia Industrial da Matola. Da organização para a saúde PSI e neste momento embaixador de marca da operadora por satélite ZAP, e também da companhia de telefonia móvel de bandeira TMCel. Hoje representa as suas próprias marcas.
Palestrante
Gabriel Júnior é palestrante motivacional, tem passado pelas universidades, já palestrou para milhares de pessoas, como também para empresas de grande gabarito em Moçambique como os Caminhos-de-ferro de Moçambique, entre outras. Em 2024 organizou a sua primeira palestra "o desbloqueio" que contou com uma enchente de gente buscando a sua saberia empresarial.
Escritor
Lançou em 2024 o seu livro "A Palavra Chave", que foi um sucesso de venda e pretende lançar em 2024 mais duas obras literárias.
Filantropia
Desde cedo Gabriel Júnior foi um filantropo nato. Criou a Chance, uma organização que visava apoiar os mais desfavorecidos, já realizou mais de 500 casamentos colectivos, juntamente com parceiros reconstruiu dezenas de casas em todo o país para famílias desfavorecidas, atribuiu bolsas de estudo para o ensino superior, pagou cirurgias para pessoas mais desfavorecidas, juntou centenas de toneladas em vários comboios de camiões para salvar o seu povo, em seu programa a rubrica “A Porta da Esperança” é um dos quadros que ele nunca deixa de lado, continua realizando sonhos.